Circuito: Sepang
Sentido: Horário
Voltas: 56
Comprimento: 5,543 km
Distância: 310.408 km
Volta mais rápida: Juan Pablo Montoya (COL/Williams), em 2004:
1min34s223
Maior vencedor do GP: Michael Schumacher (ALE), 5
Site oficial:
http://www.malaysiangp.com.my/
Estratégias para a corrida:
1 pit stop: volta 27 a 33
2 pit stops: volta 16 a 27 e 35 a 41
3 pit stops: 14 a 19, 25 a 30 e 38 a 43
Últimos vencedores:
2006 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2005 - Fernando Alonso (ESP/Renault)
2004 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2003 - Kimi Raikkonen (FIN/McLaren)
2002 - Ralf Schumacher (ALE/Williams)
2001 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2000 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
Calor, muito calor. Esta é a principal característica do GP da Malásia,
disputado quase sempre com temperaturas acima dos 30ºC e com umidade
elevada, carcaterística do sudeste asiático.
O clima já gerou, inclusive, uma comparação, no mínimo curiosa. O escocês
David Coulthard comentou numa das edições da prova que correr na Malásia era
"como fazer sexo numa sauna". "É a única explicação para alguém fazer
exercícios físicos num local quente e úmido como aqui", comentou o piloto.
Alheio as peculiaridades climáticas, a pista malaia é uma das mais
modernas e grandiosas do calendário da Fórmula 1, projetada pelo mago alemão
Herman Tilke - 'pai' de outras pistas, como a do Bahrein, da Turquia e da
China.
Moderna e com vários pontos de alta velocidade - acima de 300 km na reta
principal - a pista traz a assinatura característica de Tilke: uma longa
reta dos boxes que termina em uma primeira curva de baixa velocidade. Tal
característica proporciona uma emoção a mais para o torcedor nas largadas,
quando os acidentes são bastante comuns.
Outro ponto marcante da pista é a largura e a falta de pontos de
referência. Com o passar das voltas e o aumento do cansaço dos pilotos, é
comum muitos passearem pelas áreas de escape no final da prova. |