Circuito: Monza
Sentido: Horário
Voltas: 44
Comprimento: 7,004 km
Distância: 308.176 km
Volta mais rápida: Rubens Barrichello (BRA/Ferrari), em
2005: 1min21s046
Maior vencedor do GP: Michael Schumacher (ALE), 5
Site oficial:
http://www.monzanet.it/
Estratégias para a corrida:
1 pit stop: volta 27 a 33
2 pit stops: volta 17 a 22 e 33 a 41
3 pit stops: 11 a 16, 26 a 29 e 42 a 46
Últimos vencedores:
2007 -
Fernando Alonso (ESP/McLaren))
2006 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2005 - Juan Pablo Montoya (COL/Williams)
2004 - Rubens Barrichello (BRA/Ferrari)
2003 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2002 - Rubens Barrichello (BRA/Ferrari)
2001 - Juan Pablo Montoya (COL/Williams)
2000 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
Se a Fórmula 1 considerasse seus autódromos como igrejas, este seria a
Catedral de São Pedro - no Vaticano. Além de o GP da Itália ser, ao lado da
Inglaterra, o único presente em todos os mundiais, a pista de Monza é a que mais
vezes recebeu a categoria. Esteve ausente apenas uma vez, em 1982.
O traçado básico da pista permanece praticamente inalterado desde 1961,
quando foi feita a maior modificação, que deu fim ao anel externo - um trecho
oval que começava e terminava na reta principal, pouco antes do que hoje é a
Variante Ascari.
Desde então a pista passou por reformas pequenas, sempre com o objetivo de se
reduzir a velocidade. A última alteração significativa aconteceu em 2000, quando
a seqüência de chicanes do final da reta principal deu lugar a apenas uma
chicane, mas bastante estreita e acentuada - que sempre provoca acidentes,
principalmente na largada.
Apesar das tentativas de reduzir a velocidade do circuito, Monza é onde se
anda mais rápido na Fórmula 1. Foi no autódromo italiano que o brasileiro Rubens
Barrichello se tornou o homem mais rápido da história da Fórmula 1, em 2004,
quando atingiu 365,4 km/h de velocidade final e completou a uma volta com média
de 260,395 km/h, no mesmo GP.
|