Circuito: Hungaroring
Sentido: Horário
Voltas: 70
Comprimento: 4,438 km
Distância: 306.663 km
Volta mais rápida: Michael Schumacher (BRA/Ferrari), em
2004: 1min19s071
Maior vencedor do GP: Michael Schumacher (ALE), 4
Site oficial:
http://www.hungaroring.hu/
Estratégias para a corrida:
1 pit stop: volta 44 a 48
2 pit stops: volta 20 a 32 e 45 a 56
3 pit stops: 19 a 22, 35 a 39 e 53 a 57
Últimos vencedores:
2007 -
Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2006 - Jenson Button (ING/Honda)
2005 - Kimi Raikkonen (FIN/McLaren)
2004 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2003 - Fernando Alonso (ESP/Renault)
2002 - Rubens Barrichello (BRA/Ferrari)
2001 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2000 - Mika Hakkinen (FIN/McLaren)
A primeira corrida de automóveis na Hungria aconteceu em 1930, mas a Segunda
Guerra Mundial interrompeu as atividades automobilísticas no país até 1986, com
a inauguração de Hungaroring e a entrada do país no calendário da Fórmula 1.
A pista é considerada por muitos um circuito de rua, mas sem os prédios e o
muros. A pista é a segunda mais lenta de todo o calendário - a primeira, é
claro, é Mônaco. A velocidade média por volta fica em torno dos 188 km/h.
A característica do traçado lento aconteceu quase que por acaso. Conforme foi
sendo construída, os operários encontravam nascentes e "olhos d'água" onde
deveria ser o leito da pista. Então, a solução foi colocar uma série de
'desvios'. "O autódromo é muito bom. Pena que se esqueceram de colocar algumas
retas na pista", brincou o jornalista português Francisco Santos, em um de seus
Anuários da F-1.
Disputado no inicio no final da primavera na Europa, o GP da Hungria é um dos
mais quentes do ano. Aliado às características da pista, a prova é quase sempre
um desafio ao condicionamento físico dos pilotos, e os erros no final da corrida
se tornaram comuns.
A ausência de pontos de ultrapassagem torna o treino classificatório um dos
mais importantes do Mundial. Apenas duas vezes o vencedor da prova não largou
nas duas primeiras filas. Em 1989, o inglês Nigel Mansell saiu em 14.º. Em 2006,
em sua primeira vitória, Jenson Button foi ainda mais incrível e largou em 14.º.
A pista é praticamente a mesma da época da inauguração, em 1986. O traçado
foi alterado apenas duas vezes. Foi em 2003 que aconteceu a maior reforma,
quando a reta principal foi ligeiramente alongada e a primeira curva ficou mais
acentuada. O trecho entre as curvas 12 e 13 também foi modificado e o que era
apenas um 'esse' antes da curva 14 virou um pequeno trecho de reta.
As modificações, no entanto, não alteraram as características gerais da pista
- estreita e cheia de curvas. O fato de não receber outra corridas além da F-1
também é prejudicial, uma vez que a pista passa o ano suja e com pouco
emborrachamento.
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