Resultados
Abandonaram a prova
Circuito: Catalunya
Sentido: Horário
Voltas: 66
Comprimento: 4,655 km
Distância: 307.104 km
Volta mais rápida: Giancarlo Fisichella (ITA/Renault), em
2005: 1min15s641
Maior vencedor do GP: Michael Schumacher (ALE), 6
Site oficial:
http://www.circuitcat.com/
Estratégias para a corrida:
1 pit stop: volta 28 a 32
2 pit stops: volta 19 a 26 e 39 a 47
3 pit stops: 16 a 19, 30 a 36 e 44 a 50
Últimos vencedores:
2006 - Fernando Alonso (ESP/Renault)
2005 - Kimi Raikkonen (FIN/McLaren)
2004 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2003 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2002 - Ralf Schumacher (ALE/Williams)
2001 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2000 - Mika Hakkinen (FIN/McLaren)
"A casa de inverno das equipes da Fórmula 1". Na pista de Barcelona - sede do
GP da Espanha - acontecem a maioria dos testes da pré-temporada, especialmente
por causa do clima - bom e estável. Enquanto a maior parte da Europa está
atolada em neve de dezembro a fevereiro, na pista espanhola o sol brilha e
temperatura é relativamente amena.
Por causa destes treinos, as equipes se tornam 'especialistas' da pista
espanhola, e as corridas costumam acontecer com disputas internas entre os
pilotos de cada equipe. É comum os companheiros de equipe dividirem a mesma fila
no grid ou terminarem praticamente juntos.
A pista de Barcelona é a quinta sede do GP da Espanha. A prova já teve 36
edições, em 58 anos de Fórmula 1, e a primeira vez que foi disputado foi em
Pedralbes, perto da cidade de Barcelona, em 1951. Barcelona é a pista que mais
vezes recebeu o evento. O circuito está presente no calendário desde 1991,
substituindo Jerez de la Frontera.
Jerez, aliás, entrou na Fórmula 1 em 1986, marcando a volta do GP da Espanha,
que havia deixado de existir após a saída da pista de Jarama, em Madri, em 1981.
Foi a última vez que a categoria deixou de passar incluir a Espanha em seu
itinerário.
Para a temporada de 2007 foi feita uma importante modificação no traçado em
Barcelona. A organização acrescentou uma chicane antes da curva que antecede a
reta principal, o que deixou o pista ligeiramente mais longa e diminuiu um pouco
a velocidade média por volta (de 217 km/h, no último GP, para 206 km/h nos
treinos de inverno).
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