Resultados
Abandonaram a prova
Circuito: Indianápolis
Sentido: Horário
Voltas: 73
Comprimento: 4,192 km
Distância: 306.016 km
Volta mais rápida: Rubens Barrichello (BRA/Ferrari), em
2004: 1min10s399
Maior vencedor do GP: Michael Schumacher (ALE), 5
Site oficial:
http://www.usgpindy.com/
Estratégias para a corrida:
1 pit stop: volta 40 a 50
2 pit stops: volta 23 a 28 e 47 a 52
3 pit stops: 18 a 23, 34 a 38 e 50 a 55
Últimos vencedores:
2006 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2005 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2004 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2003 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2002 - Rubens Barrichello (BRA/Ferrari)
2001 - Mika Hakkinen (FIN/McLaren)
2000 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
Tradicional em seu traçado oval, inaugurado em 1909, o Autódromo de
Indianápolis recebe a Fórmula 1 desde o ano 2000, no retorno do GP dos Estados
Unidos depois de dez anos fora do calendário. A F-1 já correu no oval de
Indianápolis, entre 1950 e 1960
A pista mista segue no sentido contrário do oval e, por isso, a Curva 1 muda
de nome para um cabalístico 'Curva 13'. Lá os pilotos sofrem com a força
centrífuga, a maior de todas as pistas do calendário, com mais de 19 vezes a
força da gravidade sendo aplicada.
O acidente grave de Ralf Schumacher na Curva 13, em 2005, durante um treino,
foi o principal motivo de um dia a ser esquecido. A pancada foi provocada por um
estouro do pneu traseiro esquerdo, que não suportou a força centrifuga. Horas
depois, a Michelin descobriu que se tratava de um defeito estrutural e
aconselhou todas as suas equipes a não participarem da prova, por motivo de
falta de segurança. A corrida, então, acabou sendo disputada por apenas seis
carros, no que poderia ser considerado o menor grid da história da categoria se
os 14 debandantes não tivessem completado a volta de apresentação - e por tanto
considerados como participantes da prova.
Não foi a primeira vez que a F-1 foi vaiada em Indianápolis. Em 2002, a
Ferrari propiciou uma das maiores "marmeladas" da história da categoria - ao
lado do famoso GP da Áustria do mesmo ano. Nos últimos metros da corrida,
Michael Schumacher tirou o pé e permitiu que o companheiro de equipe Rubens
Barrichello vencesse a corrida. Ironicamente, a diferença de apenas 0s011 entre
eles foi a menor dos mais de 768 GPs disputados até o final de 2006.
Além da temida Curva 13, a pista de Indianápolis tem uma característica
bastante peculiar: o traçado mistura o trecho de mais longa aceleração do
calendário - perto de 23 segundos seguidos de pé afundado e velocidade final
acima dos 330 km/h, com uma seqüência de curvas de baixa, duas delas com
velocidades abaixo dos 90 km/h.
Por conta disso, o acerto do carro é sempre um dilema para pilotos e
engenheiros, uma vez que é preciso encontrar o equilíbrio ideal entre velocidade
em reta e estabilidade nas curvas, ou até privilegiar um em detrimento do outro.
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