Resultados
Abandonaram a prova
Circuito: Gilles Villeneuve
Sentido: Horário
Voltas: 70
Comprimento: 4,361 km
Distância: 305.270 km
Volta mais rápida: Rubens Barrichello (BRA/Ferrari), em
2004: 1min13s622
Maior vencedor do GP: Michael Schumacher (ALE), 7
Site oficial:
http://www.grandprix.ca/
Estratégias para a corrida:
1 pit stop: volta 33 a 38
2 pit stops: volta 22 a 30 e 46 a 52
3 pit stops: 17 a 22, 31 a 37 e 47 a 52
Últimos vencedores:
2006 - Fernando Alonso (ESP/Renault)
2005 - Kimi Raikkonen (FIN/McLaren)
2004 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2003 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2002 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2001 - Ralf Schumacher (ALE/Williams)
2000 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
Construído na ilha artificial de Notre Dame, junto à raia olímpica dos jogos
de Montreal, em 1976, o Circuito Gilles Villeneuve - homenagem ao ex-piloto da
Ferrari e pai de Jacques - tem características semelhantes a da pista
australiana de Melbourne - ou seja, é uma mistura de circuito de rua com trechos
permanentes.
O desenho da pista lembra um arco - um tanto deformado, com uma curva bem
fechada - com 180º de ângulo e onde a velocidade não passa dos 90 km/h - antes
do início do trecho mais veloz da pista, onde os carros chegam a mais de 300
km/h, no que seria a 'corda do arco'.
Apesar de a velocidade máxima ser elevada na 'corda', o arco é cheio de
desvios, o que reduz bastante a velocidade média por volta, que é de apenas 207
km/h (em Melbourne, como comparação, é de 220 km/h).
Assim como a pista australiana, o circuito de Montreal também tem um asfalto
liso e cheio de ondulações. E, por ficar em uma ilha bem arborizada, as folhas e
a maresia tornam o asfalto escorregadio - principalmente no final da corrida -
por conta da borracha que os pneus soltam.
A chuva é quase constante nos finais de semana do Grande Prêmio, sendo
considerado normal chover durante pelo menos um dos eventos de pista - o que
torna a condição da pista ainda mais traiçoeira e quase sempre 'fatal', pois os
muros ficam próximos. A curva antes da reta dos boxes é o local mais comum onde
os pilotos batem, sendo conhecido como "Muro dos Campeões", porque não há um
vencedor que não tenha batido ali.
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