Circuito:
José Carlos Pace (Interlagos)
Sentido: Anti-horário
Voltas: 71
Comprimento: 4,309 km
Distância: 305.909 km
Volta mais rápida: Juan Pablo Montoya (COL/Williams), em
2004: 1min11s473
Maior vencedor do GP: Alain Prost (FRA), 6
Site oficial:
http://www.gpbrasil.com.br/
Estratégias para a corrida:
1 pit stop: voltas 39 a 43
2 pit stops: voltas 24 a 28 e 44 a 47
3 pit stops: voltas 14 a 19, 35 a 39 e 52 a 58
Últimos vencedores:
2007 -
Kimi Räikkönen
(FIN/Ferrari)
2006 - Felipe Massa (BRA/Ferrari)
2005 - Juan Pablo Montoya (COL/McLaren)
2004 - Juan Pablo Montoya (COL/Williams)
2003 - Giancarlo Fisichella (ITA/Jordan)
2002 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2001 - David Coulthard (ESC/McLaren)
2000 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
Disputado pela primeira vez em 1973, o GP do Brasil é a segunda corrida de
Fórmula 1 que mais aconteceu fora da Europa, com 34 edições, sendo 24 em
Interlagos.
Inaugurado em 1938, Interlagos faz parte dos circuitos longos que sofreu
severos cortes com a finalidade de se modernizar. Em 1973, a pista tinha 7,960
km e tinha como ponto de destaque as curvas 1 e 2. Longas e velozes, entre a
reta dos boxes e o retão, as curvas desafiavam os pilotos a percorrer o trecho
acelerando ao máximo, o que acontecia apenas em situações especiais na F-1.
A categoria esteve pela última vez no circuito longo em 1980 - nesta época
Interlagos já havia sido batizada como José Carlos Pace, em homenagem ao piloto
morto em 1977. No ano seguinte, o GP do Brasil mudou-se para o autódromo carioca
de Jacarepaguá, onde ficou até 1989, retornando a Interlagos no ano seguinte.
Apesar do retorno, a pista já não era mais a mesma. O que eram 7,873 km (após
a reforma de 1979) viram apenas 4,325 e as curvas 1 e 2 e o retão já não
existiam mais. O tricampeão Ayrton Senna foi quem comandou o encurtamento (que
custou cerca de US$ 15 milhões) e elaborou o que é hoje o 'S do Senna', que liga
a reta dos boxes à Curva do Sol.
O corte mudou as características da pista, que passou a ser uma das mais
curtas da categoria. Hoje, com 4,309 km, é o autódromo permanente de menor
extensão do calendário, perdendo apenas para a pista de rua de Montecarlo, que
tem apenas 3,340 km.
O circuito é um dos poucos a ter sentido anti-horário e, junto com Istambul,
a ter esta característica, o que traz dificuldades para os pilotos, que terminam
a corrida com dores no pescoço. O clima confuso, alternando temporais com
momentos de sol, e a pista ondulada, são outros fatores característico da pista,
que nos últimos dois anos assistiu a conquista do Mundial de Pilotos por
Fernando Alonso.
|