Circuito: Spa-Francorchamps
Sentido: Horário
Voltas: 53
Comprimento: 5,793 km
Distância: 306.720 km
Volta mais rápida: Kimi Raikkonen (FIN/McLaren), em 2004:
1min45s108
Maior vencedor do GP: Michael Schumacher (ALE), 6
Site oficial:
http://www.spa-francorchamps.be/
Estratégias para a corrida:
1 pit stop: volta 23 a 29
2 pit stops: volta 15 a 20 e 27 a 33
3 pit stops: 9 a 12, 18 a 22 e 29 a 34
Últimos vencedores:
2007 - Kimi Raikkonen (FIN/McLaren)
2005 - Kimi Raikkonen (FIN/McLaren)
2004 - Kimi Raikkonen (FIN/McLaren)
2002 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2001 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2000 - Mika Hakkinen (FIN/McLaren)
Pista preferida da maioria dos pilotos, a pista de Spa-Francorchamps está de
volta à Fórmula 1 depois de um ano. O primeiro GP da Bélgica aconteceu em 1950,
também em Spa, que na época tinha nada menos que 14,120 km de extensão.
Assim como acontecia com o antigo Nurburgring (Alemanha), Spa era um circuito
provisório, montado nas estradas da região de Liège. A pista permaneceu
aproximadamente com a mesma extensão até deixar a F-1 pela primeira vez, em
1970, quando perdeu o lugar para Nivelles (em 1971 e 74) e Zolder (73-82 e
1984).
Spa-Francorchamps voltou à Formula 1 em 1983, com seu traçado reduzido em
mais da metade e com o desenho básico que permanece até os dias de hoje,
inclusive com o desafiador trecho de L'Eau Rouge. Apesar do corte, a pista não
perdeu seu caráter desafiador, com curvas velozes e bons pontos de
ultrapassagem. A chuva é outro fator constante na região e marca presença em
pelo menos um dos eventos na pista no final de semana de GP.
L'Eau Rouge ("A Água Vermelha", em francês) é uma chicane com duas pernas, a
primeira para a esquerda e a segunda para a direita, que começa em decida e
termina em subida. Lá, os pilotos sofrem com a força da gravidade,
principalmente no sentido vertical, que pode chegar a 3G (aumenta o peso
aparente em três vezes). Tudo isto feito a mais de 290 km/h.
Para esta temporada, a pista - que desde 2004 é permanente - terá
modificações principalmente no acesso ao box e na curva que antecede a reta
principal. A Bus Stop perdeu uma de suas 'pernas' e agora é uma chicane simples,
de baixa velocidade.
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