Resultados Aguarde
Circuito: Nurburgring
Sentido: Horário
Voltas: 60
Comprimento: 5,148 km
Distância: 308.863 km
Volta mais rápida: Michael Schumacher (BRA/Ferrari), em
2004: 1min29s468
Maior vencedor do GP: Michael Schumacher (ALE), 5
Site oficial:
http://www.nuerburgring.de/
Estratégias para a corrida:
1 pit stop: volta 33 a 38
2 pit stops: volta 23 a 29 e 46 a 50
3 pit stops: 17 a 22, 32 a 38 e 47 a 53
Últimos vencedores:
2006 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2005 - Fernando Alonso (ESP/Renault)
2004 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2003 - Ralf Schumacher (ALE/Williams)
2002 - Rubens Barrichello (BRA/Ferrari)
2001 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2000 - Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
Depois de 22 anos, a pista de Nurburgring volta a sediar o GP da Alemanha da
Fórmula 1. Depois de alguns problemas de ordem financeira, os administradores de
Hockeinhein decidiram abrir mão da exclusividade - que vinha desde 1986 - e
decidiram revezar com Nurburg a honra de sediar a prova.
Historicamente, Nurburgring e Hockeimhein sempre se revezaram. A exceção foi
em 1959, disputada num circuito de rua em Berlim - formado basicamente por duas
retas, intercaladas por duas curvas de 180º.
O primeiro GP da Alemanha aconteceu em 1951, exatamente em Nurburgring. A
pista era bem diferente da atual e tinha nada menos do que 25 quilômetros.
Permaneceu assim até 1976, quando o austríaco Niki Lauda quase morreu em
acidente por lá.
Passaram-se então dez anos antes que Nurburgring voltasse à F-1. Agora,
porém, está bastante modificada. O traçado ficou bem parecido com o atual,
exceção feita ao trecho logo após a reta dos boxes. Onde hoje existe um complexo
de curvas (a Arena Mercedes) entre a Castrol e a Ford, havia apenas um esse.
Localizada em uma região montanhosa da Alemanha, Nurburgring propicia uma boa
visibilidade da pista ao público e um desafio particular aos pilotos por causa
da inclinação das curvas e da topografia. A pista tem pelo menos dois bons
pontos de ultrapassagem - no final da reta dos boxes e na reta oposta. Ambas
terminam em curvas de baixa velocidade, o que acaba encorajando muitos a se
arriscarem mais tanto para ultrapassar quanto para defender uma posição. |