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JODY
SCHECKTER (AFS) 29/01/1950
Poucos poderiam imaginar que o "Troglodita", pela maneira agressiva com que conduzia,
conseguiria chegar ao título de campeão de Fórmula 1. No caso de
Jody Scheckter, isso foi possível principalmente depois que, superada a fase
dos acidentes espetaculares, o sul-africano amadureceu e tornou-se um piloto
veloz. Em 112 GPs, Scheckter venceu 10 deles, marcando também 3 pole-positions
e 6 melhores voltas. Deu o último título à Ferrari em 1979.
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ALAN
JONES (AUS)
02/11/1946
Alan Jones foi um exemplo de que um excelente carro pode fazer de um piloto
sem muito brilho um campeão do mundo. No auge dos "carros-asa", a "criatura"
Williams projetada por Patrick Head conseguia ser mais veloz que as Lotus
do "criador" Colin Chapman. Depois de peregrinar por equipes medianas,
Jones estreou na Williams em 1978 e alcançou a consagração em 1980, derrotando
Piquet. Alan Jones disputou 116 Grandes Prêmios, venceu 12, fez 6 pole-positions
e marcou 13 melhores voltas.
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NELSON
PIQUET (BRA) 17/08/1952 -
Das avenidas largas de Brasília à glória de três títulos mundiais na Fórmula
1. Esta foi a trajetória de Nelson Piquet Souto Maior, um dos mais completos
pilotos da história da categoria. Profundo conhecedor de mecânica, Piquet
demonstrou uma competência tão grande no acerto de seus carros, que Bernie
Ecclestone não demorou a lhe confiar um carro da Brabham. Campeão mundial
em 81 derrotando o argentino Carlos Reutemann por um mísero pontinho,
Piquet também entrou para a história como o primeiro a se tornar campeão
num carro com motor turbo (BMW, em 83). Na Williams, para onde se transferiu
em 86, venceu o companheiro Nigel Mansell para conquistar o tricampeonato
em 87. Cansado da rotina de viagens, passou a se dedicar aos negócios.
Em 14 temporadas, "Nelsinho" disputou 204 Grandes Prêmios. Venceu 23,
conquistou 24 pole-positions e registrou 23 melhores voltas.
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KEKE
ROSBERG (FIN) 06/12/1948 -
A trajetória de Keke Rosberg na Fórmula 1 é curiosa. Depois de pilotar
carros medíocres como ATS, Theodore e Wolf, e de mostrar algum potencial
ao lado do próprio Emerson na equipe Fittipaldi, Keke foi convidado por
Frank Williams para disputar a temporada de 1982 no lugar de Alan Jones.
A aposta deu certo. Com apenas uma vitória (no GP da Suíça, em Dijon-Prenois),
Rosberg chegou ao título mundial numa temporada onde 11 pilotos diferentes
triunfaram. Agressivo e veloz, Keke ainda registrou o recorde de velocidade
média num treino de classificação (259,005 km/h, no circuito de Silverstone,
em 1985). Hoje, é empresário do bicampeão Mika Hakkinen. Em 114 corridas,
o finlandês venceu 5, marcou 5 pole-positions e 3 melhores voltas.
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ALAIN
PROST (FRA)
24/02/1955 -
Amado pelos seus compatriotas, odiado pelos brasileiros a cada manhã de
domingo entre 1981 e 1993. Este é Alain Prost, a maior sombra de Nelson
Piquet, Ayrton Senna e outros pilotos, apesar do seu 1,60 m de altura.
Frio e calculista, Prost conquistou seu primeiro título em 85, repetindo
a façanha no ano seguinte. Quando Ayrton Senna tornou-se seu companheiro
na McLaren, os dois iniciaram uma série inesquecível de duelos, que culminou
no acidente que deu o tricampeonato a Prost em Suzuka (89). Na Ferrari,
o "Professor" não conseguiu derrotar Ayrton e quando voltou à F-1 em 93,
após um ano de ausência, chegou ao tetracampeonato a bordo de uma Williams.
Hoje é dono de equipe. Como piloto, Prost deixou para a história números
impressionantes: em 199 corridas, 51 vitórias, 33 pole-positions e 41
melhores voltas.
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AYRTON
SENNA (BRA) 21/03/1960 - 01/05/1994
Para muitos, foi o maior piloto da história da Fórmula 1. E só não igualou
os cinco títulos de Juan Manuel Fangio - fã devotado do brasileiro - porque
sofreu um acidente fatal no GP de San Marino de 1994. Sua carreira foi
brilhante desde o kart, passando pelas categorias menores até chegar à
F-1, em 1984. Ao volante da Lotus e depois da McLaren, Senna mostrou uma
velocidade espantosa em qualquer condição de pista. No seco ou no molhado,
só dava ele. Os únicos que ousaram rivalizar com Ayrton quase sempre perderam:
Alain Prost foi derrotado duas vezes por Senna (88 e 90) e o inglês Nigel
Mansell sucumbiu em 1991. Em 161 corridas que disputou, Ayrton Senna conquistou
41 vitórias, marcou o recorde de 65 pole-positions - ainda não superado,
e fez 19 melhores voltas.
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