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JOCHEN
RINDT (AUT) 18/04/1942 - 05/09/1970
O austríaco Jochen Rindt (que na verdade era alemão) foi um dos mais rápidos
pilotos que a Fórmula 1 teve a oportunidade de conhecer. Mesmo ao volante
de carros ruins como a Cooper-Maserati e o Brabham-Repco de 1968, Rindt
fazia milagres, que chamaram a atenção de Colin Chapman e o levaram para
a Lotus, onde conquistou suas 6 vitórias na Fórmula 1. Morreu nos treinos
para o GP da Itália de 1970 e conquistou o título "post-mortem" graças
à vitória de Emerson Fittipaldi no GP dos EUA. Em 60 corridas, Rindt também
marcou 10 poles e 3 melhores voltas.
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EMERSON
FITTIPALDI (BRA) 12/12/1946 -
O mais jovem campeão mundial da história da Fórmula 1 (25 anos de idade)
também foi o primeiro piloto sul-americano depois de Juan Manuel Fangio
a conquistar um título. Era um mestre da regularidade. Emerson contou
com a sorte em algumas de suas 14 vitórias. Por falar em sorte, ela não
lhe sorriu quando decidiu trocar a McLaren pelos riscos do projeto Copersucar-Fittipaldi,
que fracassou em 1982 por falta de patrocínio. Voltou a mostrar a velha
categoria na Fórmula Indy (CART), onde foi campeão em 1989. Na F-1, o
"Rato" disputou 144 corridas, marcou 6 pole-positions e 6 melhores voltas.
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NIKI
LAUDA (AUT)
22/02/1949 -
Andreas Nikolaus Lauda foi um exemplo de determinação dentro e fora das
pistas. Até conseguir um lugar na Ferrari, em 1974, jamais conseguiu mostrar
potencial ao volante de carros ruins como March e BRM. Conquistou o primeiro
de seus três títulos em 75 e poderia ter sido bicampeão se não tivesse
sofrido um gravíssimo acidente em Nürburgring, que o deixou entre a vida
e a morte. Recuperado das queimaduras, Lauda voltou para ser bicampeão
em 77. Decidiu sair da F-1 em 79, inconformado com sua própria performance
e disposto a montar sua própria companhia aérea - a Lauda Air. Seduzido
por uma proposta de Ron Dennis, voltou à F-1 em 82 e dois anos mais tarde
chegou ao tricampeonato. Uma grande carreira de 171 corridas, 25 vitórias,
24 pole-positions e 25 melhores voltas.
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JAMES
HUNT (GBR)
29/08/1947 - 15/06/1993
James Hunt foi o símbolo de uma safra de pilotos que corriam simplesmente
pelo prazer de andar a mais de 300 km/h ao volante de um Fórmula 1. Chegou
à categoria máxima apadrinhado pelo Lorde Alexander Hesketh, que comprou
um March com o qual o inglês estreou no GP de Mônaco de 73. Três anos
depois, assumiu o lugar deixado por Emerson Fittipaldi na McLaren e contou
com o acidente de Niki Lauda para conquistar o título mundial em 76. Playboy,
irresponsável e amante de um bom scotch, Hunt passou a se dedicar mais
aos negócios do que propriamente às corridas. Deixou a F-1 em 79 com um
currículo de 92 Grandes Prêmios, 10 vitórias, 14 pole-positions e 8 melhores
voltas.
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MARIO
ANDRETTI (EUA) 28/02/1940 -
Mario Andretti foi um dos poucos pilotos americanos a atingir o sucesso
na Fórmula 1. Em suas primeiras temporadas, revezava-se ao volante de
carros de F-1, F-Indy e Esporte Protótipo. A partir de 1976, passou a
correr só na Fórmula 1, e mostrou-se imbatível na condução da Lotus 79
(o famoso carro-asa) que lhe deu o campeonato mundial de 1978. Três anos
depois, deixou a F-1 para voltar aos Estados Unidos e continuar com sua
longa carreira, que se encerrou em 1993. Hoje tem 60 anos e acompanha
o filho Michael na Indy. Na Fórmula 1, Andretti disputou 128 corridas,
venceu 12, fez 18 pole-positions e marcou 10 melhores voltas.
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