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MERCEDES
W196
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No
período anterior à II Guerra Mundial, Mercedes-Benz, Auto Union, Alfa
Romeo e Bugatti eram as grandes vedetes da Fórmula 1 dos anos 30. A Mercedes,
com sua equipe comandada com mão de ferro por Alfred Neubauer, dominava
as competições até que resolveu abandonar as pistas por um certo período.
Em 1954, porém, a estrela de três pontas de Stuttgart voltou a brilhar
na Fórmula 1. Tudo graças ao modelo W196, que recebeu o imortal apelido
de "Flecha de Prata". Nas mãos de Juan Manuel Fangio, Stirling Moss e
Hans Herrmann, o W196 se revelou o mais moderno monoposto da época. Era
o único que dispunha de duas carenagens: uma, que cobria todo o carro,
para circuitos velozes como Monza; e outra, que deixava as rodas de fora,
para pistas como Mônaco. Em 12 provas entre 1954 e 1955, a Mercedes-Benz
venceu nove delas.
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COOPER-CLIMAX
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Revolução!
Todos os carros tinham motor dianteiro, quando os irmãos ingleses Charles
e John Cooper tiveram a idéia de construir um monoposto com motor traseiro.
Foi em 1952. O motor era o pequeno e potente motor Bristol. Sete anos
depois, todos os carros da categoria já usavam motor traseiro. Justamente
em 1959, Charles e John Cooper comemoraram o título mundial de pilotos
(obtido pelo australiano Jack Brabham) e repetiram a façanha no ano seguinte.
A Cooper abandonou a F-1 em 1969, depois de 129 corridas disputadas. Mas
os irmãos ficaram para sempre na história do automobilismo.
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LOTUS
25
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O
talento de Colin Chapman como projetista surgiu no final dos anos 50,
quando ajudou no desenvolvimento do Vanwall que conquistou o título mundial
de construtores em 1958. No final desse mesmo ano, Chapman fundou a Lotus,
e a partir daí deu asas à sua enorme imaginação. Da cabeça de Colin nasceu
a Lotus 25, feita sob medida para o talento do "Escocês Voador" Jim Clark,
e que foi o primeiro chassi construído com estrutura monocoque, semelhante
à de um avião. Usando a aeronáutica como inspiração, Chapman proporcionou
a Clark um título mundial de pilotos em 63, além de ganhar o campeonato
dos construtores. O "Escocês Voador" venceu 10 corridas e marcou 12 pole-positions
ao volante da Lotus 25.
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LOTUS
72
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Não
contente em ter revolucionado a Fórmula 1 nos anos 60, Colin Chapman voltaria
a assombrar o mundo do automobilismo no início de 1970. Comandando uma
criativa equipe de projetistas da qual faziam parte Maurice Phillippe
e Ralph Bellamy, o mago da aerodinâmica lançou a Lotus 72. A sigla do
carro propositalmente revelava um avanço de sua criação em relação aos
demais carros da época. Ao invés do formato "charutinho", a frente da
Lotus 72 era em cunha, permitindo o uso de spoilers dianteiros que seguiam
a linha do entre-eixos. E numa época em que não era comum a troca de modelos
ano a ano, o carro resistiu bravamente até o final da temporada de 1975.
Das 79 vitórias da história da Lotus, nada menos que 21 foram conquistadas
pelo modelo 72.
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LOTUS
56
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O
ano de 1968 também foi marcante para a F-1. Enquanto os estudantes iam
às ruas, Colin Chapman apresentava sua mais retumbante criação - a Lotus
56. Ao invés do convencional motor Ford Cosworth, uma enorme turbina de
helicóptero desenvolvida pela Pratt & Whitney impulsionava a engenhoca.
A Lotus 56 tinha tudo para conquistar a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis
de 1968, mas Mike Spence (escolhido para ser o substituto de Jim Clark)
bateu num teste e morreu. O projeto andou abandonado por um tempo, até
que Chapman resolveu fazer mais uma das suas. Aproveitou uma brecha no
regulamento da Fórmula 1, que não fazia restrição ao tipo de propulsores,
e adaptou o então carro de Indy para competir na F-1. O carro a turbina
teve aparições efêmeras na temporada de 1971. Uma delas, com Emerson Fittipaldi
em Monza, motivou o seguinte comentário do piloto brasileiro. "Era um
carro tão rápido que, para pará-lo, era um Deus nos acuda". Tanto que
era usada uma pastilha de freio especial para travar as rodas da Lotus
56.
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